10 Benefícios da Farinha de Batata Doce – Para Que Serve, Como Fazer e Propriedades

Farinha de batata-doce

A batata doce sempre foi um alimento presente nos cardápios fitness, porém a sua popularidade aumentou e ela conquistou espaço em outras dietas também. Esse tubérculo possui um alto valor nutritivo, além de ser um alimento acessível e muito versátil – tanto que uma das variações mais recentes é em forma de farinha, o que facilita ainda mais o uso pelos seus consumidores assíduos.

Para entender melhor como a farinha de batata doce pode agregar para a saúde, abordaremos aqui os seus benefícios, para que serve, além de como fazer e quais são as propriedades nutricionais desse alimento.

Farinha de batata doce

Como o nome sugere, a farinha é feita a partir da batata doce, única e exclusivamente. Partindo desse princípio, entende-se que a sua composição carrega todos os nutrientes dela.

A batata doce é um tubérculo subterrâneo, proveniente das raízes de uma planta conhecida cientificamente como Ipomoea batatas, cultivada largamente aqui no Brasil. Diferente do que muitos pensam, as batatas doces são diferentes das batatas normais, justamente por isso elas são melhores opções para atletas, pessoas que praticam diversos esportes e cuidam da alimentação para potencializar os resultados e também para aqueles que estão trabalhando para perder peso.

O principal motivo para a batata doce ser tão apreciada por esse público é o seu alto valor nutricional, que é capaz de contribuir com a saúde de várias formas, além de ser uma versão sem glúten, ou seja, uma substituta para a farinha de trigo no preparo de várias receitas.

Como fazer?

A farinha de batata doce é feita através do alimento seco, transformado em pó. Isso pode ser feito em um desidratador, mas se você não tiver um, pode fazer no forno. Ela pode ser usada para preparar pães, bolos, tortas, brownies, panquecas, além de sopas e muitos outros acompanhamentos. Além disso, também pode ser misturada com água fervente para preparar um purê que serve de base para diversos pratos e é uma excelente alternativa para adicionar ao “shake” pré ou pós-treino.

As principais vantagens de transformar a batata doce em farinha é ter um produto com validade longa, além do fato dela ser armazenada em um espaço muito menor do que aquele usado para as batatas doces cruas. Se você não quiser fazer a sua própria receita, é possível comprá-la pronta. Muitas lojas de produtos naturais, sites na internet ou locais especializados em produtos para atletas já vendem a farinha de batata doce.

Gostou da ideia? Então confira a seguir como fazer.

Passo a passo:

  • Comece a sua receita descascando a batata doce, mas se você estiver usando uma versão orgânica, apenas lave o tubérculo e preserve a casca para aproveitar os benefícios da mesma também.
  • Corte as unidades em fatias bem finas, e de preferência do mesmo tamanho. Quanto mais finas elas forem, mais fácil será o processo para secar.
  • Espalhe todas as fatias na folha do desidratador, ou improvise utilizando uma base de papel alumínio para desidratar no forno, na temperatura mínima. Certifique-se apenas de que as fatias não estejam sobrepostas, pois assim o processo será ainda mais longo.
  • Quando elas estiverem para secar, seja no desidratador ou forno, vá acompanhando, pois assim que elas estiverem completamente secas, ao ponto de quebrar, estarão prontas. O tempo gasto costuma variar: um desidratador de alta qualidade pode fazer isso dentro de 3-4 horas, enquanto o tempo no forno pode ser mais do que o dobro. Portanto, o segredo é verificar constantemente até que elas estejam no ponto.
  • Depois da secagem completa, basta transferir para um processador de alimentos e moer até obter um pó fino. Passe por uma peneira e transfira para um recipiente com tampa.
  • Aproximadamente 4kg de batata doce podem produzir 1kg de farinha, em média.

Propriedades nutricionais da batata doce seca

A farinha de batata doce é preparada a partir da batata doce seca, que são consideradas pobres em gordura e uma boa fonte de fibras, vitaminas e minerais. Veja detalhadamente sua informação nutricional.

– Calorias

O fato de ser um alimento desidratado torna a batata doce seca uma fonte de calorias mais concentrada do que a versão assada. Uma porção de 90 gramas contém 378 calorias, enquanto a mesma porção de uma batata doce assada com pele contém apenas 90. Diante dessa informação, é preciso ter em mente que o excesso, mesmo que a batata doce seja saudável, leva ao ganho de peso, então gerenciar o tamanho da porção é a melhor forma de controlar sua ingestão de calorias.

– Carboidratos, proteína e gorduras

A maioria das calorias presentes nas batatas doces secas vem dos carboidratos, mas elas também contêm algumas proteínas e gorduras. Uma dose de 90 gramas contém 87 gramas de carboidratos, 6 gramas de proteína e 1 grama de gordura, ou seja, quase nenhuma.

– Fibras

Batatas doces secas também são uma boa fonte de fibras, e elas não são digeridas pelo corpo. A porção de 90 gramas contém 3 gramas de fibras. A recomendação de fibras para adultos é de 21 a 38 gramas por dia, dependendo da idade e do sexo. Isso significa que uma porção nesse peso de farinha de batata doce atende entre 9% e 17% de suas necessidades de fibra de carbono.

– Vitaminas

A farinha de batata doce é rica em várias vitaminas promotoras da saúde, incluindo vitamina A, C e folato. Uma porção contém 82 miligramas de vitamina C e 50 microgramas de folato. Homens adultos precisam de 90 miligramas de vitamina C por dia e mulheres adultas de 75 miligramas, enquanto todos os adultos precisam de 400 microgramas de folato.

A vitamina C é uma vitamina solúvel em água que ajuda a curar feridas, suportar o sistema imunológico, manter pele e cabelo saudável. Como antioxidante, a vitamina C na batata doce também protege as células dos danos dos radicais livres, o que pode ajudar a prevenir uma série de doenças.

O folato é uma vitamina B especialmente importante para mulheres em idade fértil porque a ingestão adequada ajuda a prevenir defeitos do tubo neural em bebês. As batatas doces também são ricas em betacaroteno, que é transformado em vitamina A no organismo. A quantidade diária recomendada de vitamina A pode ser alcançada com apenas 100 gramas de batata doce crua.

– Minerais

Usar a farinha de batata doce para fazer um purê pode ser uma opção para aumentar a ingestão de ferro e potássio. Uma porção contém de 90 gramas contém 2 miligramas de ferro, o que é relevante, considerando que os homens precisam de 8 e as mulheres de 18 miligramas. Ela também carrega 734 miligramas de potássio, ou 16% da ingestão diária recomendada.

Vale lembrar que o ferro faz parte da proteína hemoglobina, que transporta oxigênio para seus órgãos, e a ingestão de potássio pode ajudar a melhorar a pressão arterial, de acordo com a American Heart Association.

Além disso, a batata doce também contém magnésio, um…

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